“Pintados” como as melhores opções do momento, esquemas criminosos se camuflam debaixo de uma complexidade artificial e acabam por levar o dinheiro de investidores desinformados.
Por isso, venho te mostrar como funcionam, como identificar, como diferenciá-la do marketing multinível e como não virar mais uma triste estatística do mercado.
Uma pirâmide financeira é bem simples de entender. São esquemas que prometem retornos bem acima do mercado, com lucros garantidos em pouco tempo. O negócio funciona bem enquanto há entrada de investidores, mas, à medida que o capital de novos investidores para de entrar, o esquema entra em colapso e causa grandes prejuízos financeiros, principalmente para aqueles que foram os últimos a entrar no "negócio"..
A maioria das pirâmides criam negócios de fachada para driblar olhares mais atentos e até a própria CVM (Comissão de Valores Mobiliários). Os lucros geralmente não dependem da venda de produtos, mas sim, da entrada de novos participantes no esquema, embora em algumas pirâmides até haja a venda de algum produto, como forma de ocultar o sistema fraudulento..
Sabe aquela proposta com um rendimento acima da média, tipo 20% ao mês? Parece bom, né!.
Ou um rendimento GARANTIDO todos os meses?.
Elas realmente atraem o investidor, mas tudo cai por terra quando você compara essas propostas aos rendimentos dos maiores investidores do mundo, por exemplo:.
Warren Buffett, considerado o maior investidor da história, em 54 anos (1965 a 2019), conseguiu uma valorização anual média de 20,3%, com as ações da empresa Berkshire Hathaway, o que dá em torno de 1,7% ao mês. Por isso, quando alguém te oferecer retornos garantidos da ordem de 2% ou mais ao mês, desconfie!.
Pois, nem o maior investidor de todos os tempos, que dedicou uma vida inteira aos investimentos e se tornou uma das 5 pessoas mais ricas do planeta, tem um rendimento mensal médio dessa magnitude.
Toda pirâmide financeira começa com propostas de ganho fácil, garantido, que despertam a ganância do investidor desavisado.
O marketing multinível, também chamado de marketing de rede, é muito usado por empresas para fazer a venda direta de produtos para o consumidor. Esse tipo de estrutura é totalmente legal e usada por empresas conhecidas como Polishop, Avon e Herbalife. A diferença aqui, é que embora exista uma cadeia de comissionamento, que também é usada nas pirâmides, no marketing multinível os ganhos vêm principalmente da venda de produtos, enquanto que nas pirâmides o resultado financeiro e a remuneração dos líderes vêm basicamente das taxas de adesão dos novos entrantes.
Pirâmides usam truques bem simples para conquistar investidores que não conhecem bem suas características, são eles:
Alta rentabilidade: retorno financeiro muito acima dos investimentos tradicionais;
Garantia de rendimento: mesmo em operações arriscadas, esses esquemas costumam garantir retorno sobre o capital investido;
Ausência de produto: a companhia não deixa claro em quais produtos está investindo e não registra as aplicações em nome dos clientes.
Empresa irregular: falta de informação confiável sobre a empresa e seus donos.
As considerações finais são, não acredite em milagres ou em gurus que vão multiplicar seu patrimônio em duas ou três vezes, rapidamente e sem riscos. Seja consciente de suas escolhas e se baseie em opções verdadeiramente viáveis no mercado.
E se você deseja se tornar um investidor, felizmente eu posso te ajudar. Eu criei o curso Médico Investidor para te fazer ENTENDER de uma vez por todas sobre os principais tipos de investimento disponíveis no mercado, e colocar o dinheiro para trabalhar para você… do jeito certo!
Então, se você deseja conquistar sua LIBERDADE FINANCEIRA, esta é a sua grande oportunidade.
Para ver a apresentação completa do curso clique no link e acesse:
http://lp.clubemedicoinvestidor.com.br/cmi/