Você sabe o que é CDB? A maioria dos brasileiros quando precisa de dinheiro emprestado procura as instituições bancárias, infelizmente as condições às quais são expostos não são as mais favoráveis.
Em outras palavras, estas pessoas entram em empréstimos a juros altíssimos e no final acabam pagando para o banco o dobro do que emprestaram.
Este certamente é um ato de desespero daqueles que já não veem outra saída.
Na verdade isso nada tem a ver com o que é CDB, mas é uma ótima maneira de exemplificar a importância de ter uma vida financeiramente estável e planejada.
Organizar as finanças e investir de modo que você possa se considerar livre financeiramente significa que se amanhã ou depois você não puder ou não quiser mais trabalhar, você não terá nenhum tipo de problema financeiro e poderá viver muito bem, sem diminuir o seu padrão de consumo.
Isso é possível? SIM, totalmente possível! Mas a verdade é que poucas pessoas viverão isso…
Muito disso se deve à falta de educação financeira e informação acerca de investimentos e economia do nosso país. Mas este é um assunto para outro post.
Hoje eu quero te falar sobre uma excelente oportunidade de investimento que é tão segura (ou mais) que a poupança, mas que rende muito mais.
Vamos descobrir o que é CDB…
Falamos um pouco sobre como as instituições financeiras são procuradas como credoras para emprestar dinheiro àqueles que precisam.
Agora eu quero te fazer uma pergunta:
Já pensou em fazer exatamente o contrário e emprestar dinheiro PARA O BANCO, colocando o dinheiro para trabalhar para você?
Isso é totalmente fora da curva e eu quero te mostrar que é possível…
Vamos lá, CDB significa “Certificado de Depósito Bancário”, e é um título de renda fixa emitido por Bancos para captar recursos.
Ou seja, é você que empresta dinheiro para o banco e em contrapartida ele te pagará os juros até o final do período combinado.
Entre os melhores pagadores do mercado temos justamente as instituições bancárias, que pegam dinheiro emprestado de pessoas físicas para financiar seus projetos.
Até aqui nenhum mistério, os CDB’s são títulos de investimentos de renda fixa, muito seguros inclusive. A maioria deles são pós-fixados e atrelados ao CDI (Certificado de Depósito Interbancário).
Você pode encontrar esses títulos nos bancos ou nas melhores corretoras e com certeza será uma boa opção para quem deseja fazer planejamentos à médio e longo prazo, já que os CDB’s com prazos mais longos costumam ter rentabilidade mais atrativa.
A grande vantagem de adquirir esses títulos via corretora, é que nelas você encontrará CDB’s com rentabilidade acima daquela que os grandes bancos oferecem, e isso, no longo prazo, faz toda a diferença, sem contar que o seu banco possui somente CDB’s de emissão própria, enquanto que as corretoras oferecem CDB’s emitidos por diversos bancos, aumentando assim o leque de opções.
Sendo assim, eu indico o CDB pós-fixado para pessoas que querem obter retornos superiores à poupança, mantendo o dinheiro em uma aplicação de renda fixa considerada de baixo risco, principalmente se o objetivo for realizar investimentos de médio prazo.
Caso a ideia seja manter o dinheiro aplicado no curto prazo, recomendo a aquisição de CDB’s com liquidez diária, pois embora tenham rentabilidade menor, possuem ótima liquidez e podem ser vendidos antes do vencimento sem qualquer prejuízo para o investidor.
Agora vamos lá, você já entendeu o que é CDB, vou te contar um “macete” para usar na hora de escolher os títulos mais rentáveis.
Os títulos de CDB’s são muito populares entre os investidores, no entanto a maioria deles acaba investindo em títulos menos rentáveis por não se atentarem à um pequeno detalhe.
Veja bem, o que acontece muito é que geralmente os grandes Bancos, onde a maioria das pessoas tem conta, por serem considerados mais seguros, acabam pagando as menores taxas, enquanto os Bancos menores oferecem maiores retornos financeiros.
Como você deve imaginar o risco que você corre ao emprestar dinheiro para um determinado Banco, é justamente que esse Banco entre em falência e não honre seus compromissos…
Mas talvez o que você não saiba é que existe o FGC (Fundo Garantidor de Crédito), o qual foi criado justamente com a finalidade de funcionar como um “seguro” para o investidor.
Se o Banco “quebrar”, o FGC é acionado e o investidor recebe seu dinheiro de volta, até um limite de R$ 250 mil.
Isso permite que você compre CDB’s de Bancos menores, e em contrapartida, consiga obter melhores taxas de rendimento.
Você pode se interessar por este outro conteúdo também: Como lucrar investindo em ações, mesmo com pouco tempo disponível!
Aumente seu patrimônio emprestando dinheiro para o banco, aprenda a identificar os melhores títulos de renda fixa e variável com o treinamento Médico Investidor.
O Treinamento feito especialmente para quem quer se tornar um Investidor Consciente (que não depende de dicas de gurus do investimento, e muito menos dos gerentes do banco) e planejar o futuro com autonomia!
Faça parte do grupo de médicos que está revolucionando suas finanças, Saiba mais no Link que está abaixo.
Descubra Como um Médico Investidor aumentou em 410% o seu patrimônio, trabalhando menos horas por dia.