Na busca por segurança e estabilidade, uma quantidade considerável de brasileiros têm migrado seu capital para a poupança. Mas, essa realmente é a melhor opção para quem se denomina investidor conservador ?
Como você deve saber, a taxa de juros (Selic) tem batido às mínimas históricas e hoje está na casa de 2,00% ao ano.
Com a Selic abaixo de 8,5%, a caderneta de poupança rende apenas 70% da taxa Selic + TR (Taxa Referencial). Como a TR está zerada já há alguns anos, podemos dizer que a poupança paga 70% da Selic, deixando assim um rendimento de 1,4% ao ano ou 0,11% ao mês. O mercado tem projetado uma inflação na casa de 3,2% no ano de 2020.
Isso mesmo, seu dinheiro na poupança rende menos que a inflação! Você está perdendo poder de compra todos os meses, PERDENDO DINHEIRO. :(
Nesse cenário, é notório que a caderneta de poupança não é a melhor escolha para GUARDAR suas economias.
E falo guardar porque a poupança não foi feita para te trazer rendimentos. Como Victor Savioli, ex-JP Morgan explicou em uma entrevista ao jornal Estadão.
“A poupança não é um investimento, é apenas uma gaveta para deixar o dinheiro. Esse papel ela cumpre. Mas, para investir e fazer esse dinheiro se multiplicar, ela não funciona”, diz o analista. “A poupança nem foi criada para isso. Como no passado os juros eram altos e ela tinha um retorno melhor, ficou esse entendimento de que poupança é investimento, mas ele é errado.”
Somos seres movidos por crenças e com o passar do tempo algumas foram sendo implementadas nas nossas cabeças, como por exemplo:
Bolsa de valores é muito arriscada. Investir em ações realmente é mais arriscado, porém, para o investidor com um perfil mais conservador há opções mais seguras na renda fixa, que vão te trazer bons retornos no longo prazo. Contudo, para perfis mais arrojados, mesmo nas ações, há opções com mais segurança, como por exemplo as empresas do setor elétrico, que tradicionalmente pagam bons dividendos e têm uma oscilação menor dos seus preços em relação à maioria das ações.
Imóveis sempre são mais confiáveis. Imóveis não têm liquidez e correm um grande risco de se desvalorizar com o tempo, além do seu valor estar atrelado inteiramente às condições estruturais do imóvel, localização e estado econômico do país. Além disso, investir em imóveis sem compreender como funcionam os ciclos imobiliários pode levar a grandes prejuízos.
Meu dinheiro vai ficar preso! Como vou usá-lo ? Na verdade há investimentos com alta liquidez, ou seja, você consegue resgatar seu dinheiro a hora que quiser. Entre eles estão alguns títulos do tesouro e até mesmo fundos de investimentos.
Para investir preciso ser especialista. Não, nem de longe você precisa ser um especialista em investimentos ou um economista para poder investir com qualidade. Você precisa apenas ter em mente seus objetivos e estudar quais são as melhores opções do mercado para você. Há vários sites, portais e Apps que podem te ajudar a analisar métricas e assim tomar as melhores decisões. Claro que aumentar o seu conhecimento sobre finanças pessoais deve te levar a melhores resultados.
Como viu, não há motivo para continuar perdendo dinheiro !
Analisando o perfil de investidores que têm a poupança como refúgio do seu dinheiro, temos um investidor mais conservador e com mais aversão à perda.
Pensando nisso, tenho algumas opções para você.
LCIs, CDBs, LCAs: para decidir entre uma das três opções, você deve levar em consideração qual a porcentagem do CDI que está sendo oferecida e qual a liquidez que deseja para seus investimentos.
CDBs, aqui você paga imposto de renda, mas é possível encontrar opções de alta liquidez, que não te deixarão refém da data de vencimento do título. LCIs e LCAs não pagam imposto de renda (IR), mas você deve esperar o vencimento do título para resgatar os seus rendimentos. Bancos oferecem LCIs e LCAs com prazos que variam de 3 a 36 meses de duração. Quanto maior o prazo de vencimento do título, maior será seu rendimento, embora você ficará mais tempo sem poder resgatar o dinheiro investido.
Caberá a você analisar se vale mais a pena abrir mão da liquidez e ficar com títulos que pagam taxas maiores ou optar por papéis com liquidez imediata, mas que pagam taxas menores. Tudo vai depender dos seus objetivos e da composição da sua carteira de investimento.
Uma opção bem interessante para quem precisa ter liquidez e deseja rendimentos acima da poupança é o Tesouro Selic, que paga 100% da taxa Selic e tem liquidez D+1, ou seja, você tem o dinheiro na mão um dia após a venda do título. Neste tipo de investimento é descontado uma taxa regressiva de imposto de renda, de acordo com o tempo da aplicação. A taxa de IR começa em 22,5% para aplicações resgatadas até 180 dias e vai regredindo com o tempo de investimento, até chegar em 15% para resgates após 721 dias de aplicação.
Entenda, há outras opções para você, não se prenda a algo maléfico à sua liberdade financeira.
Por isso, eu, Haroldo Fiorini Jr., Médico e Investidor há mais de 10 anos, tenho uma proposta para você.
Se você deseja se tornar um investidor, felizmente eu posso te ajudar. Eu criei o curso Médico Investidor para te fazer ENTENDER de uma vez por todas sobre os principais tipos de investimento disponíveis no mercado, e colocar o dinheiro para trabalhar para você… do jeito certo! Então, se você deseja conquistar sua LIBERDADE FINANCEIRA, esta é a sua grande oportunidade. :)
Para ver a apresentação completa do curso clique no link e acesse: