Uma CBDC (Central Bank Digital Currency) ou em português, Moeda Digital Emitida por Banco Central, é uma versão digital da moeda corrente no país com as mesmas características de uma moeda fiduciária: meio de pagamento, unidade de medida e reserva de valor.
Sendo uma moeda digital centralizada, terá mais estabilidade, ou seja, não será volátil como as moedas digitais descentralizadas. O Bitcoin é um exemplo dessa volatilidade.
Sim, apesar de todas se basearem em BlockChain, uma CBDC é centralizada, emitida e controlada pelo banco central do país em questão. Já as criptomoedas foram criadas para serem subversivas ao sistema monetário mundial, não seguir embargos e barreiras impostas por algum governo. Assim, a maioria das criptomoedas são descentralizadas e não estão sob o controle de bancos centrais ou órgãos reguladores.
Em parceria com a Brave New Coin (BNC), a empresa de consultoria Chappuis Halder (CH & Co.) publicou um estudo sobre o porquê de moedas digitais emitidas por bancos centrais (CBDCs) estarem sendo consideradas, e levantaram algumas vantagens e desvantagens:
Permitir novas políticas monetárias.
Controle mais simples/eficiente anti lavagem de dinheiro.
Baixo custo de emissão e manutenção das moedas.
Pode ser usada online.
Pode pavimentar um caminho para uma economia digital.
Preocupações sobre o anonimato/privacidade.
Necessidade de internet e dispositivos.
Necessidade de energia elétrica.
Preocupação sobre segurança.
Uma moeda digital só seria comumente usada se seu uso fosse democratizado para todas as fatias da população. A necessidade de internet e dispositivos móveis para seu uso é um grande empecilho para países emergentes, que na sua maioria têm problemas na qualidade de suas conexões.
Outra grande preocupação é com a CiberSegurança. Um país inteiro pode ser alvo de ataques cibernéticos e ceder a eles por não ter um sistema de segurança bem construído e robusto. Por isso, protocolos de segurança devem ser implementados e todo um trabalho de conscientização deve ser realizado junto à população, para que os possíveis golpes sejam extintos antes mesmo que aconteçam.
Já temos exemplos de CBDCs disponíveis ou em testes pelo mundo.
O Banco Central das Bahamas lançou a sua CBDC baseada em BlockChain, chamada de Sand Dollars, no dia 20/10/2020, sendo o primeiro país do mundo a implementar um sistema desse tipo.
Venezuela é outro país com uma CBDC ativa, o Petro, supostamente atrelada ao valor do barril de petróleo.
A China também já está testando o seu Yuan digital atualmente na cidade de Shenzhen. Bancos Centrais de países como Japão, Tailândia, Canadá, Cingapura e Arábia Saudita, também já estão desenvolvendo a sua versão do CBDC.
De acordo com um relatório do BIS (Bank for International Settlements), 80% dos Bancos Centrais do mundo já tomaram a iniciativa e estão estudando como implementar CBDCs em seus respectivos países, porém progridem lentamente.
Se você deseja se tornar um investidor, felizmente eu posso te ajudar. Eu criei o curso Médico Investidor para te fazer ENTENDER de uma vez por todas sobre os principais tipos de investimento disponíveis no mercado, e colocar o dinheiro para trabalhar para você… do jeito certo!
Então, se você deseja conquistar sua LIBERDADE FINANCEIRA, esta é a sua grande oportunidade.
Para ver a apresentação completa do curso clique no link e acesse:
http://lp.clubemedicoinvestidor.com.br/cmi/