O Brasil tradicionalmente é considerado o país da renda fixa. Historicamente, os juros por aqui sempre foram elevados, fazendo com que os investidores não se sentissem muito atraídos pela renda variável.
O lado bom disso é que era possível obter bons rendimentos sem correr muitos riscos e sem muito gasto energético. Mas, esse cenário vem sendo profundamente modificado de pouco tempo para cá. Houve uma redução acentuada da taxa básica de juros (taxa Selic), que está agora nos níveis mais baixos da história, obrigando muitos investidores a buscar investimentos mais rentáveis.
O outro lado da moeda é que essa migração, se mantida, deve contribuir para o desenvolvimento das empresas brasileiras, pois em última instância, quando compramos ações, estamos ajudando a financiar o crescimento das empresas e, consequentemente, contribuindo para a geração de empregos no país. Isso quer dizer que embora o investidor brasileiro esteja sendo obrigado a sair da zona de conforto, existe um lado bom disso tudo.
Na verdade não existe uma resposta única para essa questão, e tudo vai depender do perfil de cada investidor, mas uma coisa é certa, se você não quiser ver a inflação corroer o pouco de rendimento que a renda fixa está dando, terá que se aventurar em terras da renda variável. Vou fazer algumas reflexões para que você possa tirar as suas conclusões.
Sempre fui favorável à presença de ações no portfólio de todo investidor, claro que numa quantidade que te permita dormir tranquilo, sem perder o sono. No momento atual, acho que ter ações em carteira é quase que imperativo, se o investidor quiser ter lucros acima da inflação. Agora, é claro que isso incorre em tomar alguns riscos, os quais podem ser minimizados, desde que o investidor entenda quais são esses riscos e saiba como reduzi-los. No patamar de preço atual da bolsa, encontramos ações de várias empresas de qualidade distribuindo dividendos bem acima da taxa Selic. Agora, é importante saber escolher uma boa empresa para ser sócio, não dá para comprar uma ação somente focado nos dividendos, muito menos comprar baseado em uma "dica". Esse é o caminho mais curto para perder dinheiro na bolsa.
Outro investimento interessante em renda variável para o momento atual são os fundos imobiliários (FIIs). Comprar FIIs é uma forma interessante de ter imóveis em carteira, usando um capital menor do que o necessário para comprar um imóvel físico. Esse tipo de investimento normalmente gera uma renda mensal recorrente e pode se valorizar com a retomada do mercado imobiliário.
É importante que o investidor mantenha também uma parcela do seu portfólio em renda fixa, mesmo que a taxa Selic esteja extremamente baixa, pois isso lhe dará segurança em caso de haver uma queda abrupta dos preços das ações, e também pode funcionar como uma reserva de oportunidades.
Ouro e dólar, embora sejam ótimas opções para proteção da carteira em caso de uma piora do cenário econômico, acredito que já estejam com o preço um bocado caro nos níveis atuais. Penso que cabe aqui uma avaliação de cada investidor, em relação à comprar esses ativos já bem precificados, para proteção do portfólio, com risco de queda nos preços, versus não tê-los em carteira e haver uma piora econômica substancial e consequentemente hipervalorização dos seus preços.
Embora seja impossível prever o futuro e saber se vai de fato haver uma retomada econômica nos próximos anos, com consequente valorização das ações e dos fundos imobiliários, penso que o investidor que quiser ter algum lucro acima da inflação terá que correr um pouco mais de risco do que antes. A boa notícia é que se as reformas estruturais que estão no congresso forem aprovadas e a economia voltar a crescer, os preços das ações podem subir exponencialmente, acelerando o acúmulo patrimonial e o processo de independência financeira daqueles que têm esses ativos em carteira.
De fato, tomar as melhores decisões é imprescindível para o desenvolvimento de uma mentalidade investidora forte e eficaz.
Sem o direcionamento necessário, você ficará perdido e sem nenhum tipo de progresso em sua estratégia. Muitas vezes pondo em risco até sua“estabilidade” atual.
Sendo assim, o Médico investidor preparou para você uma série de treinamentos que te deixará ciente de todos os detalhes de como conquistar a liberdade financeira através de investimentos.
Não deixe a essa GRANDE oportunidade passar e acesse:
https://clubemedicoinvestidor.com.br/cursos-e-mentoria-online/